O Projeto Paisagismo e Execução na região de Mogim Mirim promove a harmonia da vegetação com elementos naturais e construídos. Sua finalidade é organizar espaços
transformando o ambiente num local agradável, aproximando as pessoas
da natureza, desenvolvemos projetos considerando fatores diversos,
peculiaridades do local e as necessidades do cliente.
O contato com plantas diminui o stress e proporciona um maior relaxamento. Segundo dados das nações unidas, é recomendado que as cidades possuam no mínimo 16m2 de área verde por habitante, para diminuir o stress Urbano.
Um projeto de paisagismo possibilita esta relação mais estreita com o homem e a natureza, gerando um efeito tranquilizante e de bem-estar.
Mas afinal o que é paisagismo? É a arte de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, sendo eles públicos ou privados, urbanos e não-urbanos.
A arquitetura da paisagem ou paisagismo, é um complemento ao projeto arquitetônico, que visa harmonizar a paisagem.
Paisagismo ou jardinagem?
Normal as pessoas acreditarem que projeto de paisagismo e jardinagem são sinônimos, embora o primeiro englobe o segundo são coisas distintas. Resumidamente, pode – se dizer que o paisagismo é a elaboração e planejamento da área verde e a jardinagem é a execução.
Ou seja, um projeto paisagístico cria espaços funcionais, úteis e tecnicamente viáveis, considerando o projeto arquitetônico, o solo e o clima do local e espécies vegetais adequadas.
Já a jardinagem refere-se a parte do trabalho com a vegetação, como o cultivo das plantas e manutenção do jardim.
Como montar um projeto de paisagismo
Para montar um projeto paisagístico o paisagista deve seguir três etapas essenciais, que são:
Estudo Preliminar
Primeiramente o paisagista necessita conhecer as necessidades do cliente. Este passo pode ser um pouco complicado pelo fato das pessoas comumente confundirem paisagismo com jardinagem, o que pode dificultar a comunicação.
Neste momento o profissional precisa investir um bom tempo para entender as necessidades do cliente. Uma opção é pedir referências do que ele gosta e ir explicando o que pode ser feito ou não.
Após entender as necessidades do cliente o paisagista deve estudar a área, buscando informações como o tipo de solo do local, orientação em relação ao sol e vegetação existente.
Anteprojeto
Nesta etapa, o paisagista vai utilizar todas as informações obtidas até o momento e iniciar a criação das plantas, detalhando os aspectos estéticos e funcionais.
Agora é a hora de usar toda a criatividade e explorar todas as possibilidades, sem esquecer do gosto do cliente. Após a aprovação do anteprojeto, passamos para a etapa seguinte.
Projeto executivo
Entramos na etapa final, que é o desenvolvimento detalhado do anteprojeto, ou seja, o paisagista vai aprofundar em aspectos mais técnicos. É nesta etapa também que são integrados projetos complementares como de irrigação e iluminação.
É aqui que as informações de manutenção, orçamento, tempo de execução, espécies e materiais utilizados, adubação, tamanho de cova são apresentadas. Ou seja, tudo que é necessário para a execução e manutenção da obra.
Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Jaguariúna, Itapira, Holambra, Campinas
“Atuamos em Mogi Mirim no mercado de prestação de serviços no ramo de Jardinagem e Paisagismo. Atendemos Holambra, Jaguariúna e Itapira, Mogi Mirim e Mogi Guaçu
Nosso corpo técnico é altamente capacitado para oferecer soluções rápidas e precisas para atender todas necessidades. Colocamos a inteira disposição!”