Já comprou o equipamento, mas ainda não sabe ao certo como cortar grama? Veja só como é simples.

Seja para fazer um serviço extra ou para a manutenção do seu próprio jardim, aprender a cortar a grama é muito útil. Em períodos de chuva, ela cresce muito e demanda um cuidado especial com frequência. Por isso, acompanhe o passo a passo.

1 – Quando Cortar?

É interessante que o corte da grama seja feito em um momento intermediário do seu crescimento, nem muito grande e nem muito curta também. Entre 5 e 7 centímetros de altura é o ideal.

Verifique que em períodos de chuva e umidade a grama tende a crescer mais rápido. Não é impressão sua. Longos períodos de sol são favoráveis a ela se manter bonita e aparada por mais tempo.

Outra questão a se considerar é que a grama é uma planta como qualquer outra. Ela se nutre do solo e depende de cuidados para se manter forte e bonita.

Por isso, não exagere na frequência de corte ou ela deixará de receber os nutrientes importantes para que se desenvolva saudável.

2 – Equipamento

Não importa o equipamento que irá usar, desde que as lâminas estejam em bom estado. Cheque periodicamente se o corte está satisfatório. Se não estiver, é hora de trocar a lâmina e fazer uma boa manutenção da máquina.

As lâminas cegas tendem a “machucar” o gramado e a deixá-lo exposto a problemas, como as pragas. Ou, pior: você pode matar sua grama. Não deseja isso, certo?

Qual cortador de grama é melhor? No mercado, há opções de cortadores de grama a se perder de vista.

Então é importante considerar alguns detalhes, a exemplo da extensão do jardim a ser cuidado. Imagine o tamanho do trabalho que deve dar usar uma máquina de pequeno porte em um super quintal. Pois é. Compre o equipamento de acordo com a estrutura que você tem.

3 – Proteção

É fundamental que você esteja devidamente protegido com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) antes de começar o serviço.

Primeiro de tudo: o cortador de grama faz muito barulho. Tenha um protetor auricular para proteger os seus ouvidos do som, afinal, você o terá de ouvir até o fim do trabalho.

Use luvas, botas e, se possível, um macacão. É uma forma de prevenir acidentes. Um óculos de proteção também é uma boa ideia.

Pequenos traços de pedras, entre outros itens podem ser encontrados em um jardim. Com o funcionamento do equipamento, eles deixam o solo e podem te atingir.

Vale cobrir janelas e vidros com papelão ou outro material para evitar pedriscos também. Verifique junto ao fabricante se é um comportamento comum do seu equipamento.

4 – O Corte

Por onde começar? Você se deparou com um quintal enorme e não sabe se segue uma linha reta, quadrados, zig-zag ou algo do tipo. Muito natural para uma primeira vez.

Então aqui vai uma dica que vai te ajudar bastante: a melhor forma de cortar e evitar falhas é em tirar. Linhas finas ajudam a prevenir um “buraco” que possa surgir de um corte desigual.

Faça listras inteiras indo e voltando e assim vá seguindo por toda a extensão a ser aparada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *